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As reclamações relacionadas com o setor do turismo aumentaram 30% em Portugal no primeiro semestre deste ano, quando comparadas com o mesmo período de 2023.

No total, dizem os números do Portal da Queixa, entre janeiro e junho foram registadas 2582 reclamações, contra as 1997 do ano passado.

“A eDreams, a TAP e a Ryanair foram as entidades mais visadas”, adiantou o Portal da Queixa, em comunicado.

“Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com as cobranças indevidas, que geraram 30.8% das queixas recebidas e se referem ao débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores”, adiantou.

Seguem-se as dificuldades com o reembolso, que acolheram 16% das ocorrências, e os problemas com o cancelamento de reserva, 8%.

“Na origem de 6.9% das reclamações está a qualidade do serviço/hospedagem, onde são reportados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço”, especificou o portal.

Já o apoio ao cliente motivou 5,8% dos problemas reportados, com as dificuldades em obter auxílio da entidade para a solução de problemas ou dúvidas a surgirem como maior foco de inquietações.

No que diz respeito aos aeroportos nacionais, o Portal da Queixa sublinhou que o nível de insatisfação aumentou. Longas filas de espera, má organização, falta de informações e mau atendimento foram os principais reparos.

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