Foto: Pixabay

Mais de metade dos recifes de coral nos parques marinhos da Malásia foram afetados pelo branqueamento em massa causado pelo aumento da temperatura do mar.

A revelação foi do Departamento de Pesca daquele país asiático e faz parte das conclusões de um estudo aprofundado realizado entre abril e junho.

O stress térmico severo ou prolongado leva à morte dos corais, embora haja uma possibilidade de recuperação se as temperaturas baixarem e outros fatores de stress, como a pesca excessiva e a poluição, forem reduzidos.

Foi aconselhado aos operadores turísticos que controlem o número de turistas envolvidos em atividades recreativas, de forma a reduzir a pressão sobre os recifes.

“Se o branqueamento for superior a 80 por cento, outras intervenções de gestão podem incluir restrições temporárias de acesso para proteger os recifes afetados”, especificou o grupo responsável pelo estudo, em comunicado.

Entretanto, foi criado um comité de resposta ao branqueamento de corais, que inclui investigadores, ONG e representantes dos estados de Sabah e Sarawak, na ilha de Bornéu.

Partilhar